Related Posts with Thumbnails
Mauá -São Paulo- Brasil -
Neste blog o irmão e/ou amigo internauta irá encontrar textos, testemunhos e informações relacionadas ao evangelho. As informações e textos transmitidos são analisados tendo como base de autoridade a palavra de Deus que é um guia infalível para conduzir os servos do SENHOR neste mundo de trevas morais e espirituais. Exortando para que sejamos o "sal da terra" e "luz do mundo".

domingo, 23 de novembro de 2008

Namoro Cristocêntrico


       
      Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;
      E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. Mt 7.24-25



      Devemos buscar a orientação do nosso SENHOR para tudo que vamos fazer. Depois que fazemos a primeira e grande escolha que é aceitar a Cristo como Senhor e Salvador, a segunda e não menos importante é escolher a pessoa que iremos passar o resto da vida.
      Grandes expectativas têm os jovens de conhecer logo esta pessoa, e por isso acabam muitas vezes "ficando" em vez de namorar. Não tenho dúvidas que namorar é muito melhor, mas deve implicar compromisso e amor, pois a própria palavra nAMORo contém a palavra amor.
      Mas como deve ser o namoro do jovem cristão? O namoro deve ser cristocêntrico, mas o que isto quer dizer? Deve ser um namoro a três, agora acho que piorou? Mais calma! Não estou pregando nenhuma heresia.
      O namoro cristocêntrico deve ser entre você, seu(ua) namorado(a) e o Senhor Jesus. Seu relacionamento deve ter como centro cumprir a vontade de Jesus para suas vidas, ou seja, ter Cristo como centro de seu namoro.
      No texto de Matheus 7:24-25 diz que o homem prudente construi a casa sobre a rocha. A rocha que devemos construir nossa casa é Cristo. O namoro é apenas a primeira fase que avança depois para noivado e termina no CASAmento.
      Uma familia começa no namoro de dois jovens e quando já no namoro estão firmados sobre a rocha que é Cristo ao estreitarem os laços para um noivado, e posteriomente para o casamento estarão firmes também. Certamente virão as lutas o texto diz: "desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa", mas a casa não caiu.
      Em suma, quando o namoro inicia-se como cristocêntrico (cristo no centro) esta com muito bom alicerce e a casa ou CASAmento construido sobre esta ROCHA não cai mesmo diante de todas as dificuldades.

      Leia também: Ficar ou namorar

5 comentários:

tubalcain disse...

SHALON ADONAI! ATRAÇÃO SEXUAL, é amor? e tem que ser cristocentrico? um tanto esquisito, mesmo para os jovens evangélicos. É possível um namoro espiritual cristocentrico, ocorre que nesta fase da vida, não há um compromisso real, vai se somando etapas da descobertas de quem eu sou e o que ela representa para mim. Não pode ser diferente, na biologia e na antropologia. Podemos peparar grupos de jovens para ter uma experiência cristocentrico, mas corremos o risco de perder a essência dessa atração. O que ilude a paixão, é uma opção pela vida correndo todos os riscos da idade e do momento, entretanto os jovens não percebem, que namorar não fabricar prole e assim de quando em vez aparece um gravidez, esta fora dos limites cristocentrico? vamos ao debate, entre a educação sexual e o amor cristão.A PAZ DO SENHOR!

Marcelo Oliveira disse...

A Paz do Senhor! João!

Agradeço sua visita e comentário! O namoro é apenas uma fase de conhecimento espiritual do futuro cônjuge, noivado conhecimento social e somente no casamento e permitido o contato físico (sexo). A Bíblia não proíbe o sexo que é permitido somente entre os casados, antes desta fase é considerado fornicação quando praticado por pessoas solteiras.É considerado adultério quando praticado entre pessoas que já são casadas quando realizá-o fora de seus casamento. E os fornicadores e adúlteros ficarão de fora do reino dos céus (Ap 21.8, 22.15)
O livro Cantares (Cântico dos cânticos) pertence ao cânon bíblico tem uma linguagem sensual que descreve o amor do noivo (Cristo) pela noiva (igreja) e também de Deus pelo seu povo escolhido.
Foi Deus que criou o sexo com intuito primeiro de manutenção da espécie (crescei-vos e multiplicai-vos),mas também permitiu que tenhamos prazer para que venhamos lembrar o quanto foi bom esperar pela pessoa certa e o frutos desta espera sempre lembrado e personificados em nossos filhos. (Sl 128.3) Se foi Deus que fez o sexo Ele sabe qual o melhor uso que devemos fazer dele. Quando inicia um relacionamento namoro (cristocêntrico), seguindo a orientação bíblica ( 119.9-11)certamente colheremos os melhores resultados. (Sl.128)
Que o Senhor continue te abençoando!

Warley José disse...

A paz do Senhor Jesus!
Gostei do seu post meu irmão. O namoro cristocêntrico pode ser reconhecido como uma fase de provação, onde o casal é provado enquanto aos seus interesses, desejos e convicções. Afinal de contas, assim como o povo de Israel passou pelo deserto (que pode ser visto como lugar de discipulado, ensinamento, provação, etc) para depois alcançar a terra prometida e usufruir desta; também ocorre nesse assunto abordado, onde o nomoro é uma fase de deserto, mas que ao final desta, caminhando diligente é possível desfrutar de uma ótima recompensa que é o casamento duradouro e feliz.
Deus te abençoe.
Um abraço.

Marcelo Oliveira disse...

Paz do Senhor! Irmão Warley!

Agradeço sua visita e comentário! Fico feliz que tenha gostado do post, percebo que o irmão é bastante jovem ,mas já tem um bom entendimento e maturidade. Realmente o namoro não é uma fase fácil para o jovem que quer tem compromisso com Deus e sua palavra ,mas passando por esta fase de preparação juntamente com o noivado observando a palavra e com confirmação de Deus terá sem dúvida um casamento feliz.

Anônimo disse...

Marcelo. Gostaria que isso realmente ocorresse em nosso meio. Mas vivemos um tempo em que um relacionamento só é realmente iniciado quando o parceiro(a) satisfaz ao outro se ele(a) se encaixar no biotipo fisíco, e não espiritual, que lhe agrada. Vivemos dias atribulados para o jovem que deseja viver em santidade, e que pretende levar até o momento correto todos os preceitos da biblia com relação ao namoro cristão. Tenho visto as nossas jovens desperdiçar a oportunidade de namorar e até casar com um rapaz fiel, por ficar esperando que "algo melhor apareça", e esse algo melhor não diz respeito a essência e sim a aparência. O jovem Cristão desprezado, por outro lado, acaba por desanimar se ao não ver isto se tornar realidade em sua vida. Temos ainda aquele grupo de pessoas que acabam por não ser escolhida por ninguém, homem ou mulher. Isso que foi mencionado, infelizmente, nesse mundo 100% carnal, acaba ocorrendo somente para aquele(a) que esta na igreja e possuí uma boa presença fisíca. Não gosto de tratar desse assunto tão diretamente porque a outra pessoa ja me taxará de "complexado" por eu não me utilizar de mascáras ou hipocrisia.