Related Posts with Thumbnails
Mauá -São Paulo- Brasil -
Neste blog o irmão e/ou amigo internauta irá encontrar textos, testemunhos e informações relacionadas ao evangelho. As informações e textos transmitidos são analisados tendo como base de autoridade a palavra de Deus que é um guia infalível para conduzir os servos do SENHOR neste mundo de trevas morais e espirituais. Exortando para que sejamos o "sal da terra" e "luz do mundo".

quarta-feira, 1 de abril de 2009

A importância da humildade para o trabalhar de Deus em nossas vidas.



      Muitos pensam deter o saber em determinada área do conhecimento humano, eclesiástico e outras áreas; e passam a ostentar títulos de bacharel, mestre, doutorado e outros ( 1 Co 8.2). Há também aquelas pessoas que se vangloriam do status social, cargos eclesiásticos, poderio econômico, etc ( 2 Co 10.17). Quero nesta postagem falar de alguns personagens bíblicos que nós ensinará uma preciosa lição para nossas vidas.

      Quando começo a falar do Mestre meu coração se alegra grandemente! O Senhor Jesus não estudou em nenhuma faculdade, universidade, mas na vida foi Doutor (já dizia uma canção). Não tinha bens matérias, posição social, não tinha rádio, tv, internet, mas mudou o mundo de forma definitiva; dividiu a História em duas e mudou, esta mudando e mudará milhares de vidas. Tudo isto fez o Senhor Jesus com muita humildade e simplicidade (Fp 2.5-8; 2 Co 11.3)

      Os primeiros discípulos eram pessoas também simples e humildes que serviam o Senhor com suas vidas que refletiam em suas atitudes e ações vidas realmente transformadas pelo evangelho (At 2.41-47). Em nossos dias é muito comum pregadores ostentarem o título de "Doutor em divindades", sendo que o mais importante título que uma pessoa pode ostentar é o de servo do Senhor Jesus.

      Não estou fazendo a apologia à ignorância em qualquer sentido não é vantagem para ninguém ostentar este "título", ao contrário pode trazer sim perdas irreversíveis (Os 4.6; Jo 5.39). Quero ressaltar o que Senhor fez através de pessoas iletradas como a maioria dos apóstolos e demais discípulos nesta condição, não tem comparação com o grande número de pessoas que são versadas e letradas nas Escrituras, e em outras áreas de conhecimento em termos de evangelismo e salvação de almas em nosso dias.

      Temos que nos esvaziar de títulos concedidos pelos homens e sermos como o apóstolo Paulo que em todas as epístolas, logo em sua saudação ostentava como todo o prazer o título que o Senhor lhe outorgou de apóstolo. Mas, não deixava também de ostentar o título de servo, pois os que não quiserem ser servos aqui, também não serve para servir lá na glória! (Rm 1.1 ,Fp 1.1, Tt 1.1).

      Vejamos o exemplo de Moisés passou 40 anos em uma vida de ostentação na corte, passou mais 40 anos no deserto e depois novamente mais 40 dirigindo o povo de Deus. Vou usar agora um clichê famoso em pregações sobre a vida de Moisés. Moisés passou 40 anos pensando que era alguém, depois passou mais 40 anos descobrindo que não era ninguém, e finalmente mais 40 anos descobrindo o que Deus pode fazer na vida de um Ninguém que se humilha na presença do Senhor. Então, deixemos de lado nossos títulos, cargos, posição social e econômica; e desçamos a escada da humildade, pois sempre Deus tem grande obra para os que se humilham na Sua presença! (Fp 2.8-9; 2 Cr 7.14-15)


6 comentários:

Matias Borba disse...

Caro Irmão,
Marcelo oliveira,
Paz do Senhor!

Um dia um tio meu que mora em Pernambuco minha terra natal me contou de um fato que aconteceu com ele. Ele foi chamado por uma certa irmã para orar por seu esposo que estava com fortes dores no abdomem, chegando lá esse tio meu fez uma oração muito simples porém muito poderosa, cantaram um hino da harpa cristã e antes de voltar pra casa as dores já tinham acabado, dai ele voltou pra sua casa.

Um mes depois esse irmão que recebeu a oração fez um exame com um médico e o resultado foi surpreendente: Omédico ficou pasmo pois o irmão que recebeu a oração sofria de câncer a dois anos a depois da oração feita o câncer desapareceu! ALELUIA!!!

Detalhe, meu tio é analfabeto, Cristão desde sua infância, e com 65 anos de idade ainda crer nos milagres de Deus, e sabe que só o Senhor pode fazer isso!

muitas pessoas hoje em dia acham que um título, um anel no dedo vai fazer ele ficar melhor que outras pessoas e que vai ter uma unção maior que os outros. Uma formação acadêmica hoje é muito importante, mas quando isso tira de nós a humildade de ser um Cristão e serhumano igual a todos tudo vai por água abaixo.

Eu ainda não tenho minha formação acadêmica, mas em breve estarei começando a cursar, mas isso é secundário, pois o mais importante para nós é sabermos que somos servos de Deus e nada mais, e se conservarmos isso dentro de nós seremos mais felizes a cada dia.

Deus te abençoe!

Marcelo Oliveira disse...

Nobre irmão Matias Borba,
A paz do Senhor!

Lendo o testemunho do seu tio vejo que o mesmo como Deus trabalha na vida de um servo fiéis e dedicado no passado ainda trabalha em nossos dias! ALELUIAS!!!!(Is 60.4)

Seja dada toda glória e honra ao Senhor! Que lindo testemunho! O que mais me chamou a atenção nisto é que Deus não faz acepção de pessoas realmente, mas todos aqueles que se colocar na posição de servo obediente e fiel,crer nas Escrituras e diminuir o seu Eu, Ele opera maravilhas!

Como bem o irmão colocou diploma é importante sim, mas não é fundamental (Mt 6.33). Terminei a faculdade há algum tempo e sei que um diploma de nível superior agrega muito valor profissionalmente falando, mas a sabedoria oriunda das Escrituras é em muito superior a aprendida na academia. Ela nos ensina a servir e não sermos senhores de nós mesmos e dos outros, a viver com simplicidade (Mc 9.30-37, Pv 30. 8-9)

Forte abraço!
Deus continue te abençoando mais e mais!

Pr. Marcos Serafim disse...

Caro Marcelo; Graça e Paz...
Nestes tempos que muitos valorizam mais o ter do que o ser , pessoas se vangloriam de ser alguem , de ter algum titulo honorífico, de ser presidente deste ou daquele campo, tratar de forma diferenciada este ou aquele por causa do status financeiro, e por ai vai...
Maior exemplo de humildade nos deu Jesus , quando lava os pés do seus discípulos, ou quando os discípulos perguntam quemm é o maior no reino do céu , e Jesus pega uma crinça e diz que maior seria aquele que se tornasse como ela(criança). Porém as vezes vejo gente com excesso de estrelismos.
Mas para mim humildade não vem só da demonstração aparente de ser humilde, ela tem que vir de dentro do coração.

Bela Postagem, no amor de Deus - marcos

Marcelo Oliveira disse...

Caro Pastor Marcos,
A paz do Senhor!

Agradeço sua visita e comentário! É muito importante esta distinção do ser e do aparecer. Precisamos ser como criança na malicia e adultos no entendimento.

Não apenas aparentar ser espirituais, zelosos, portadores de dons e títulos honirificos, mas sim sermos servos que conhecem as Escrituras e tem maturidade para equilibrar os dons espirituais e o amor dando para Senhor toda a glória e honra.

Isso como bem colocou não só em discursos, mas também na prática, pois somente desta forma seremos realmente genuinos discipulos do Senhor que deixou o seu próprio exemplo e das crianças para seguirmos.

Abraço!

Debora Zibordi disse...

A paz do Senhor, Marcelo.

Você disse tudo e mais um pouco, irmão! A humildade é o melhor título que alguém pode ter! Adianta acumular tanta sabedoria humana e no final perder a própria alma?

Quando olhamos para Jesus sentimo-nos até envergonhados, Seu amor nos constrange, como diz a Palavra! A pergunta que não se cala em nosso coração é: "Como Jesus, sendo Deus, ocupou o nosso lugar naquela cruz?" Que amor inexplicável! Que Servo maravilhoso foi o Senhor Jesus.

Que reflexão preciosa! Nos leva para mais perto do Senhor!

Que Deus te conceda mais e mais sabedoria.

Marcelo Oliveira disse...

Irmã Debora, a paz do Senhor!

Suas palavras e participação agregam valor a esta postagem! O que pode valer mais do que a nossa salvação? Será o valor de um status transitório e o reconhecimento e louvores dos homens? Sabemos que Jesus pagou um preço muito alto para nos salvar demonstrando um amor em grau superlativo.

Jesus rejeitou os louvores e as honras dos homens, mas tomando a posição de servo humilhou-se a si mesmo. Muitas vezes devemos nos esvaziar de nós mesmos, e tomando posição de servo a exemplo do Mestre trabalhar em favor de nossos irmãos com humildade e alegria, servindo também assim nosso Senhor.

O Senhor continue te abençoando!