Related Posts with Thumbnails
Mauá -São Paulo- Brasil -
Neste blog o irmão e/ou amigo internauta irá encontrar textos, testemunhos e informações relacionadas ao evangelho. As informações e textos transmitidos são analisados tendo como base de autoridade a palavra de Deus que é um guia infalível para conduzir os servos do SENHOR neste mundo de trevas morais e espirituais. Exortando para que sejamos o "sal da terra" e "luz do mundo".

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Principais elementos de um culto genuinamente pentecostal



      Estamos presenciando em nossos dias grandes deturpações na pregação do evangelho e na liturgia dos cultos oferecidos a Deus. Muitos meninos espirituais (1 Co 3.1) têm feito muitas bizarrices, inventado novas unções, danças proféticas, usos de amuletos para promover curas, ilusionismo e toda sorte de engano, isto sem falar dos "mestres" e arautos da perniciosa teologia da pro$peridade que só empobrece o evangelho. (2 Pe 2.1-3)

      Neste trimestre estamos tendo o privilégio de estudar sobre a primeira epístola do apóstolo Paulo aos Coríntios, em que o mestre e pastor Antônio Gilberto (CPAD), discorre sobre os problemas enfrentados por esta igreja. As lições a serem estudadas são muito relevantes, pois os problemas enfrentados na igreja de Corinto são praticamente os mesmos aos das igrejas atuais que estão cheias de crentes ainda carnais, que desconhecem o evangelho cristocêntrico, espiritualmente fracos e doentes.

      Urge a necessidade do ensino, propagação e divulgação do evangelho bibliocêntrico e cristocêntrico para combater e enfraquecer o evangelho antropocêntrico que proporciona apenas entretenimento, mensagens de auto-ajuda e zombaria ao genuíno evangelho. Quanto aos elementos do culto pentecostal que é o tema de nossa postagem para ter uma visão completa é necessário ler os capítulos 12 ao 14 da referida epístola para entendermos a intima relação dos dons e a importância do cultivo do fruto do Espírito principalmente o amor (Gl 5.22; 1 Co 13).

      Gostaria apenas de destacar um versículo que contém os principais elementos de um culto genuinamente pentecostal:

      Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação. (1 Co 14.26)

      O apóstolo nós aconselha que quando nós reunamos para cultuar a Deus devemos ter salmos, ou seja, louvores espirituais feitos com único intuito de louvar e engrandecer a Deus(Jo 4.23-24; Ef 5.19) . Infelizmente, em nossos dias temos uma grande quantidade de canções e muitas delas já nem mencionam o nome do Senhor Jesus sendo usadas para "louvar" a Deus.

      Além de louvores temos que ter doutrina (pregação e ensino). O ministério do louvor irá continuar pela eternidade, mas a pregação do evangelho é essencial para igreja enquanto esta estiver na terra, pois somente mediante a pregação do evangelho e a ação do Espírito Santo, que convence o homem do pecado há uma conversão de verdade e salvação(Jo 16.8). Infelizmente, em nossos dias em muitos locais a maior parte do culto esta dedicada a canções de auto-ajuda, já o evangelho autêntico preterido em favor de pregações de rosas sem espinhos.

      Também deve haver no culto: línguas, revelações e interpretações que são manifestações verbais do Espírito Santo, mas como o Espírito Santo irá se manifestar em locais que não há mais louvor para Deus? Em que o evangelho não é mais pregado? Devemos procurar pelas veredas antigas (Jr 6.16) e buscar um avivamento baseado na palavra de Deus. Orando como o profeta Habacuque que disse:

      Ouvi, SENHOR, a tua palavra, e temi; aviva, ó SENHOR, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia. (Hc 3.2)

6 comentários:

Anônimo disse...

Paz do Senhor!

Excelente reflexão!

Concordo plenamente!

Deus abençoe!

Marcelo Oliveira disse...

Nobre irmã Vanessa, a paz do Senhor!

Agradeço sua visita e palavras de incentivo.

Deus continue te abençoando!

Matias Borba disse...

Caro Marcelo,

Sem mais palavras assino embaixo seu post.

Precisamos de cultos assim e não de invencionices.

Parabéns, seu blog já uma referência para todos que amam a verdade de Deus.

Deus te abençoe!

Marcelo Oliveira disse...

Irmão Matias, a paz do Senhor!

Tenho aprendido muito com nossos amados irmãos blogueiros como o irmão. Sabemos que devemos anunciar o evangelho sem mistura que prega Cristo crucificado, arrependimento e conversão reais. Sua visita sempre agrega valor as postagens deste blog!

Deus continue te abençoando!

Matias Borba disse...

Querido irmão,
A Paz do Senhor!

Estou indicando seu blog pelo excelente conteúdo ao recebimento de um selo sério que recebi em meu blog, se for de seu interesse pode conferir no link abaixo.

Deus abençoe!

http://encontrobiblia.blogspot.com/2009/04/agradecido.html

Marcelo Oliveira disse...

Caro irmão Matias Borba, a paz do Senhor!

Agradeço ao irmão por ter lembrado deste pequeno blog que o Senhor continue te abençoando e estaremos visitando e conferindo no seu blog.