Related Posts with Thumbnails
Mauá -São Paulo- Brasil -
Neste blog o irmão e/ou amigo internauta irá encontrar textos, testemunhos e informações relacionadas ao evangelho. As informações e textos transmitidos são analisados tendo como base de autoridade a palavra de Deus que é um guia infalível para conduzir os servos do SENHOR neste mundo de trevas morais e espirituais. Exortando para que sejamos o "sal da terra" e "luz do mundo".

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Ficar ou namorar?


       Nos nossos dias há uma modismo perigoso entre os jovens que é o “ficar” que nada mais é do que a desvirtualização do namoro (fase de conhecimento espiritual do futuro cônjuge) em um relacionamento sem compromisso e passageiro puramente carnal.
       Mas qual deve ser a postura do jovem que quer agradar a Deus? Qual é o propósito do namoro?Para respondermos estes questionamentos devemos recorrer a palavra de Deus (Sl 119.105; Jo 17.17) , pois ela contém diretrizes seguras para o nosso aprendizado (Rm 15.4).
       Para as pessoas que não servem a Deus ficar é natural, mas para os que estão Cristo não devem pensar desta forma (2Co 5.17 ; Rm 12.2) somos templos do Espírito Santo (1Co 6.18-19) e devemos glorificar o SENHOR em toda nossa maneira de viver (Mt 5.13-16). Por isso devemos buscar namorar e não ficar.
       O termo nAMORo contém a palavra AMOR e não deve ser iniciado senão houver este sentimento e o desejo sincero de um compromisso sério pensando em um futuro noivado e casamento. È uma fase de preparação que serve para obter conhecimentos espiritual do pretendente, já o noivado o conhecimento social e somente no casamento conhecimento fisico.
       A juventude é uma fase de escolhas em todos os setores da nossa vida , sendo que a mais importante é aceitar a Jesus como suficiente Salvador e a segunda e não menos importante é a escolha do companheiro(a) para passar o resto da vida. Vejamos dois exemplos na bíblia de jovens e suas escolhas para nosso aprendizado:

1- Sansão e Dalila

       Sansão escolhido por Deus desde o ventre de sua mãe (Jz 13.5) ,cheio do Espírito Santo (Jz 14.6) usado pelo SENHOR para livrar a Israel dos filisteus fez a escolha de sua companheira fora do povo de Deus (Jz 14.3,7).
       Neste caso, temos o famigerado julgo desigual (2Co 6.14) um serve ao SENHOR já outro o deus deste século (2 Co 4.4), um fala palavra de Deus o outro palavras obscenas, um canta louvores o outro músicas de duplo sentido (2Co 6.15).
       Temos que ter CUIDADO porque o que plantamos certamente iremos colher (Gl 6.7) e em casos de julgo desigual a maioria dos casos o crente acaba perdendo a sua comunhão com Deus (Jz 16.20) e pode não somente morrer espiritualmente, mas também fisicamente (Jz 16.30) fora da presença do SENHOR.

2 -Isaque e Rebeca

       Isaque filho da promessa de Deus a Abraão (Gn 17.15-17,21) o qual seu pai quase sacrificou para mostrar sua fidelidade ao SENHOR (Gn 22.1-16) seguia a orientação de seu pai (Gn 24.3-4) estava em oração (Gn 24.63) e adorava ao SENHOR Deus.
       Isaque já estava com 40 anos era submisso ao seu pai em nossos dias há jovens que estão entrando na adolescência e já não querem ouvir a seus pais, lideres, pastores, professores ... e quanto a oração então não querem participar, mas Isaque é um exemplo de como proceder para alcançar as bençãos do Senhor.
       Quando confiamos no SENHOR o obedecemos (Pv 3.5-6), obedecemos também a nossos pais e pastores (Ex 20.12 ;Hb 13.17) ; estamos buscando o reino de Deus com primazia ele nos acrescenta as demais coisas (Mt 6.33) e assim Isaque foi abençoado pelo SENHOR e encontrou a sua Rebeca (Gn 24.40, Pv 18.22, Pv 19.14).

Aguarde que no tempo certo o SENHOR ira te abençoar

18 comentários:

Ivanice Faria disse...

MEU IRMÃO EM CRISTO A PAZ DO SENHOR! OBRIGADA POR SEU COMENTÁRIO EM MEU BLOG, E GOSTEI MUITO DESTA MENSAGEM, ADICIONEI AOS MEUS FAVORITOS E INDICO AOS MEUS AMIGOS PARA VISITAREM O SEU BLOG E CONTINUAREM A LEITURA, CASO VC ME PERMITA... QUE DEUS CONTINUE A TE USAR FIQUE NA PAZ!!!!!

Marcelo Oliveira disse...

Paz SENHOR! Ivanice!

Agradeço também sua visita ... e que o Senhor te abençoe mais e mais!
Fique a vontade a irmã é bem vinda!

Unknown disse...

NOSSA AMEI...
PARABENS
MENSAGENS ASSIM SERVE PARA MUITOS JOVEM...
POIS ESTA ACONTECENDO MUITO ISSO
FIK COM DEUS A PAZ

André Pereira disse...

A Graça e a PAZ DO BENDITO E ETERNO DEUS!Mano muito fera teu espaço teu Blogger ta sensacional, a respeito da Postagem "Ficar ou namorar?"Muito interessante e com conteudo na Palavra...La na comunidade a gente conseguiu mudar a espresão "namorar" porque trazia uma certa resistencia enfim adotamos um padrão "corte" muito fera, se vc quiser conhecer como funciona é muito legal.Enfim mano, realme os jovens de hj adotam isso que se chama de fical, lamentavel mesmo, la na comunidade quando um jovem faz a corte com uma jovem, ah todo um periodo de oração,vc ja conhece como funciona, sem beijos, sem aqueles abraços apertados, quem faz a corte conhece o corpo do outro somente no dia do casamente, o primeiro Beijo e somente depois que se casam... Mano ja com Jovens q ficam isso naum acontece nem sonhando, mais creio que esta se levantando uma geração compremetida com Santidade, e que santidade venha ser o padrão de todos nossos Jovens!

Marcelo Oliveira disse...

A Paz do Senhor! Andre!

Obrigado por sua visita! Nossa intençao é realmente mostrar para os jovens através da palavra ( 2 Tm 3.16-17) a verdade sobre o namoro cristão.
Que o SENHOR o abençoe grandemente
(Nm 6.24-26).

Marcelo Oliveira disse...

Lia!
Obrigado pelas palavras de incentivo e que o SENHOR continue te abençoando!

tubalcain disse...

meus amados e discipulos do Senhor Jesus, graça e paz!. O CASAMENTO ainda é uma instituição ssgrada, entretanto os nossos jovens não conseguem dominar as paixões. Na qualidade de mestre em antropologia e professor tenho repetidas vzs, abrir diálogos que fortalecer o carater é uma domínio do homem, mas a força vem de Deus. Os nossos jovens tem realmente dede de Deus, mas o diabo invete pesado na área da carne e sem oração nada se deposit na cont de nossas vidas. Falta ouvir, falta uma vontade para se conservar intactos diante do altar do casamento. Não existe "ficar", existe por ambos os jovens uma mar brvio onde ambos não sabem nada e então terminam nos motéis da vida carnal. Se realmente deus tem um proósito em nossas vidas, vamos nos conservr "virgens e donzelos" até que chegue o momento do casados para sempre. Eis uma outra visão.ABRAÇO DE JESUS!

Marcelo Oliveira disse...

Agradeço por seu comentário que retrata com fidelidade a luta que nossos jovens travam e muitos perecem pela falta de conhecimento (Os 4.4). Que o nosso SENHOR nós abençoe para possamos salvar deste laço.(Jd 23)

Marcelo Oliveira disse...

Comentário recebido por e-mail:

Vagton Silva

Graça e Paz Marcelo

Boa matéria,mas se uma parte dos jovens e isto sem querer generalizar,buscace em Deus uma direção para suas futura vida matrimonial,certamente na haveriam tantos divórcios entre pessoas de nossa siciedade cristã.
Mas gostaria de uma palavra de alguns pastores ref.a questão de casamentos dentro da vontade de Deus,porque muitos se perdem neste momento de uma das escolhas mais defícil da vida de um homen? Que deseja se enquadrar em um relacionamento dentro da direção de Deus e viver até que a morte os separe.

Marcelo Oliveira disse...

Paz do Senhor!

Agradeço por sua visita que bom que o irmão gostou! Quanto ao insucessos nos casamentos que observamos hoje tudo tem sua origem no namoro e posteriormente no noivado onde são supervalorizadas algumas qualidades no pretendente em detrimento dos defeitos vistos melhor com a convivência.
Por isso o namoro e o noivado não pode ser nem curto demais e nem muito longo, mas deve ter tempo suficiente para conhecer o pretendente e quando casarem terem uma casamento cristocêntrico ,ou seja, onde o nosso SENHOR seja o centro
da relação. Por isso devemos construir nossa casa e nosso CASAmento sobre a rocha que é Cristo que mesmo que passe por dificuldades provações permanecerá. ( Mt 7.24-25)

Unknown disse...

a paz do Senhor Marcelo...muito bunito o texto....
nossa juventude tá precisando de ler mais textos como esse...parabéns...fica com Deus...abraço

Marcelo Oliveira disse...

Paz do Senhor! Marcos!

Agradeço pela sua visita e comentário! Gostaria de passar este texto para mais e mais jovens.... Deus te abençoe mais e mais!

Anônimo disse...

Paz do Senhor!

Pois é, essa moda de ficar entrou na igreja... e pra ficar!
Isso torna mais difícil arrumar um companheiro, pois sinceramente pra mim não serve um rapaz que tenha uma mentalidade tão mundana a ponto de praticar o ficar.
E olha que vários "irmãozinhos" da igreja já pediram pra ficar comigo...
Que Deus tenha misericórdia de nós!

Parabéns pela postagem!
Deus abençoe!

Marcelo Oliveira disse...

Cara irmã Vanessa, a paz do Senhor!

Realmente este modismo chamado ficar a cada dia tem se alastrado entre os nossos jovens. Fico feliz que a irmã é umas das jovens que conhece a palavra e tem agido em conformidade(Rm 12.1-2).

Li alguns textos seus muitos bons e estarei visitando brevemente seu blog.

Deus continue te abençoando também mais e mais (1 Co 15.58).

Debora Zibordi disse...

Olá, irmão Marcelo!

Parabéns pela abordagem! Nossos jovens precisam ler seus textos urgentemente!!! O diabo anda roubando a juventude com ideias que estão totalmente fora das Escrituras!!!

Que Deus te use com poder para edificar nossa geração.

Desculpe a demora pela visita! Também estou um pouco sem tempo!!!

Fique na paz do Senhor!

Marcelo Oliveira disse...

Graça e paz! Irmã Debora!

Falar de um assunto tão importante para nós jovens é dever nosso e para fazermos isso sem corrermos os riscos de errarmos devemos conhecer a palavra de Deus e praticá-la.

Agradeço sua visita e comentário! Estou meio sem tempo ainda também!

Abraço!

nsc disse...

gostaria que me orientasse pois o meu relacionamento tem tudo pra dar certo mas so tem tido brigas e nao consigo confiar no meu namorado mas gostaria muito de mudar essa situaçao pois sei que Deus pode tudo mas estou sem direçao nao tenho tido forças pra lutar por isso e queria sua ajuda...

Marcelo Oliveira disse...

Naiara fico grato pela sua visita em nosso blog!

Namoro não é uma fase fácil, mas se tivermos a orientação de Deus através da Bíblia e de irmãos mais experientes podemos ser bem sucedidos! Se puder te ajudar ficarei feliz! Pode mandar no meu e-mail: marcelooliveiraslivalike@gmail.com

Em Cristo!