Related Posts with Thumbnails
Mauá -São Paulo- Brasil -
Neste blog o irmão e/ou amigo internauta irá encontrar textos, testemunhos e informações relacionadas ao evangelho. As informações e textos transmitidos são analisados tendo como base de autoridade a palavra de Deus que é um guia infalível para conduzir os servos do SENHOR neste mundo de trevas morais e espirituais. Exortando para que sejamos o "sal da terra" e "luz do mundo".

quinta-feira, 5 de março de 2009

Diferenças dos apóstolos antigos e os "apóstolos" atuais


      Em nossos dias é comum algumas denominações adotarem em suas hierarquias o título de apóstolo.Geralmente, altos membros que presidem sobre os demais não satisfeitos com os cargos de pastores se auto-intitulam também como apóstolos. A bíblia reconhece que o Senhor deu diferentes ministérios ou chamadas para os membros do corpo de Cristo, conforme o apóstolo Paulo registra em sua carta aos Efésios:

       E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, Ef (4.11-13)

      Não pretendo arrazoar se este termo ficou ou não circunscrito ao período de vida dos discípulos diretamente chamados por Jesus (Lc 6.13-16), e aos chamados, posteriormente como: Matias e Paulo (At 1.21-26; 13.2; 2 Co 12.12).Pretendo sim de modo sucinto analisar alguns exemplos destes piedosos servos de Jesus e comparar com os auto-intitulados apóstolos de nossos dias.

      Os apóstolos da igreja primitiva passavam por muitas lutas e provações em virtude da pregação do evangelho. O apóstolo Paulo relata ao escrever aos coríntios:

       Porque tenho para mim, que Deus a nós, apóstolos, nos pôs por últimos, como condenados à morte; pois somos feitos espetáculo ao mundo, aos anjos, e aos homens. Nós somos loucos por amor de Cristo, e vós sábios em Cristo; nós fracos, e vós fortes; vós ilustres, e nós vis. Até esta presente hora sofremos fome, e sede, e estamos nus, e recebemos bofetadas, e não temos pousada certa, E nos afadigamos, trabalhando com nossas próprias mãos. Somos injuriados, e bendizemos; somos perseguidos, e sofremos; Somos blasfemados, e rogamos; até ao presente temos chegado a ser como o lixo deste mundo, e como a escória de todos.(1 Co 4.9-13)

      Em nossos dias tudo mudou ser apóstolo não passa por tantas dificuldades assim. Para dizer a verdade ser apóstolo passou a ser uma espécie de título de nobreza eclesiástica. Hospedam-se nos melhores hotéis, comem a melhor comida, vestem as melhores roupas e são considerados pelas autoridades por sua força política e econômica. Quanta diferença em relação aos apóstolos antigos (At 3.6)

      O apóstolo Paulo chegou vários momentos chegou a ser preso por amor ao evangelho dando testemunho as autoridades (At 16.23; 20.23; 21.33; 26.29; 28.20; Rm 16.7; 2 Co 6.5; 11.23; Ef 3.1; 4.1; 6.20; Fp 1.7,13s,17; Cl 4.3,10,18; 2 Tm 1.16; 2.9; Fm 1,9s,13,23). Já os apóstolos atuais quando são presos não é mais por dar testemunhos de Cristo, mas por infligirem a lei tributária, por estelionato e por persuadirem pessoas simples a se desfazerem de seus bens em trocas de promessas sem respaldo bíblico.

      Os apóstolos pregavam arrependimento de pecados, conversão a Cristo, santidade e arrebamento da igreja. Já os apóstolos atuais pregam a falaciosa doutrina da teologia da prosperidade que só empobrece o evangelho.

      Enfim, os auto-intitulados apóstolos precisam entender que o apostolado não é apenas um título para ser ostentado, e sim um compromisso com o Senhor e a Sua igreja devem procurar viver uma vida cristã como os apóstolos da igreja primitiva enviados por Jesus.

11 comentários:

ROBSON SILVA disse...

A Paz do Senhor prezado irmão Marcelo.

Quero parabenizá-lo pelo blog, pelas mensagens edificantes e de alto nível... Muito boas as abordagens.

Aproveito para agradecer a visita ao nosso blog. Recomendo ainda o novo espaço que criamos para questões jurídicas: É Legal ser Crente...

Vejo que não estamos muito distantes um do outro... Estou aqui na zona sul de São Paulo; quem sabe podemos fazer uma visitinha um ao outro... Seria muito gratificante!

Que o Senhor o abençoe ricamente,

Abraços,

Robson Silva

Marcelo Oliveira disse...

Caro irmão Robson, a paz do Senhor!

Agradeço suas palavras de incentivo! Gostei muito do seu blog também brevemente vou visitar seu outro blog. Quanto uma visita em sua igreja ou na minha podemos marcar sim.

Que Deus continue te abençoando!

Anônimo disse...

Paz do Senhor, Marcelo!

Muito interessante seu artigo.
A verdade precisa ser dita.

A Escola Bíblica Dominical de minha igreja possui um blog do qual sou a editora. Fizemos uma enquete sobre a questão do apostolado nos dias de hoje.
Tão logo a enquete esteja encerrada, vou escrever um artigo sobre o assunto à luz da Bíblia.

Depois dá uma passadinha lá:
http://www.ebditaquerao.blogspot.com/

Deus continue te abençoando!

Marcelo Oliveira disse...

Cara irmã Vanessa, a paz do Senhor!

É um assunto bastante interessante e deveria ser mais tratado mesmo.

Visitei o blog da escola dominical de sua igreja seria interessante se todas igrejas ou professores de EBD tivessem um blog. Muito boa sua iniciativa!

Vi as parciais da enquete pelo que parece é quase unanimidade ...vou esperar o seu artigo!

Marcello de Oliveira disse...

Shalom!

1. Meu amigo Marcelo, parabéns por esta excelente postagem. Estamos vivendo dias da banalização do sagrado. Como você bem frisou, os apóstolos de hoje, são conhecidos por sua roupa, status, carros e mansões. Quão longe estão do verdadeiro evangelho! Isso o mundo já tem! Precisamos mais do que fazer a diferença, sermos diferentes.

2. Será que estes [apóstolos] passarão no crivo, daquele que anda no meio dos sete candeeiros?

Ap 2.2

abraços, Pr Marcello

Marcelo Oliveira disse...

Irmão pr. Marcelo Olliveira, a paz do Senhor!

Sua visita enobrece este espaço. Como o irmão bem comentou há um distanciamento dos apóstolos da igreja primitiva e os auto-intitulados dos nossos dias.

Tenho sérias dúvidas se estes serão aprovados pelo nosso Senhor também, mas fica nossas orações para que estes se reaproximem da simplicidade do evangelho.

Grande abraço!

Anônimo disse...

Paz do Senhor!

Sobre essa questão do apostolado atual, tem um blogueiro que escreveu um excelente artigo sobre o assunto, e eu concordo com a posição dele.
Dê uma olhada:

http://ministerioallanferreira.blogspot.com/2009/03/e-curioso-observar-como-algumas-igrejas.html

Deus abençoe!

Marcelo Oliveira disse...

Irmã Vanessa, a paz do Senhor!

Visitei a url e li a postagem o editor do blog tem uma opinião abalizada nas Escrituras e em renomados cristãos contemporâneos. Pelos argumentos apresentados refuta o uso indevido do termo apóstolo, e eu também concordei com ele.

Abraço!

Anônimo disse...

Prezado Irmão Marcelo,

Agradeço muito sua visita ao meu blog, por indicação da Irmã Vanessa, uma serva dedica a Serviço do Reino.

Excelente seu blog e já estou acompanhando...

Se puder visite também o meu site, que ainda está em construção: www.evallanferreira.hd1.com.br

Grande Abraço!

Marcelo Oliveira disse...

Caro irmão Allan!
A Paz do Senhor!

Muito bom o seu blog! A irmã Vanessa também é realmente uma jovem serva de Deus de muito valor. Estarei acompanhando seu blog e sempre que possível postando comentários.

Em Cristo.

Anônimo disse...

Meu filho teve câncer, es pós avc, perdi todos bens materiais, mas não neguei Deus. Por fraqueza na falta de alimento, remédios até pedi e reco ajuda parentes ue são ricos e tem galardão terra. Durante Isso pir compaixo, acolhi parentes enfermos que muito mal fizeram e eram excluídos. Hoje procurei familia para contar Vitória ue Deus deu e PA grã dívidas e me desprezaram, por ser negativo... como assim? Meus filhos foram bloqueados em redes sociais.. por terem uma vida de cinema, Chain q crente não pode padecer... uerida enviar mensagem para todos.. qual l?