Related Posts with Thumbnails
Mauá -São Paulo- Brasil -
Neste blog o irmão e/ou amigo internauta irá encontrar textos, testemunhos e informações relacionadas ao evangelho. As informações e textos transmitidos são analisados tendo como base de autoridade a palavra de Deus que é um guia infalível para conduzir os servos do SENHOR neste mundo de trevas morais e espirituais. Exortando para que sejamos o "sal da terra" e "luz do mundo".

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Diálogo com jovem agnóstico

       Sabemos que o deus deste século tem cegado a mente dos incrédulos para que não vejam a luz do evangelho (2Co 4:4) e que pessoas influenciadas por uma pseudo-ciência chegam a desconfiar até mesmo da existência de nosso Deus (Sl 53.1), mas como sabemos Ele existe(At 17: 28) e que é galardoador dos que seriamente o buscam (Hb 11:6).
       Certa feita estava conversando e uma pessoa se dizia seriamente preocupada, pois havia um jovem no recinto e o mesmo afirmava com convicção que não conseguia acreditar ou desacreditar na existência de Deus, pois era AGNÓSTICO ... fiquei por algum tempo tentando compreender o que o levava a esta forma de pensar ... perguntei para o mesmo se havia acontecido algum problema de ordem familiar (tragédia, morte de ente querido, etc.) ele disse que NÃO que quando era menor ia constantemente a igreja e que sua família é até religiosa.
       Não satisfeito e querendo dissuadi-lo desta descrença, perguntei de maneira enfática o que te fez pensar assim e o jovem começou a relatar suas aulas de filosofia (Cl 2.8) e que seu professor o fez "pensar" e "refletir" sobre alguns assuntos como: Quem criou Deus? Há alguma coisa que Deus não possa fazer? e outros questionamentos do gênero. Comecei a arrazoar com ele dizendo que Deus era incriado, ou seja, não foi criado (Sl.90.2) que se pensarmos de maneira inteligente iríamos também questionar a visão científica que diz, por exemplo, que o universo surgiu de uma explosão (Big Bang) simplesmente para omitir a existência de um Deus Criador (Gn 1 e 2) e que na prática se explodirmos algo como um fusca não gerara nada além de destroços não se transformará ou "evoluirá" em um Vectra ... se pensarmos além... se acharmos um relógio na rua iríamos de forma inteligente dizer que este relógio evoluiu e suas as peças foram se juntando ou concluiríamos que alguém inteligente o fez. Se de modo inteligente concluímos que um simples relógio tem um criador inteligente quanto mais a nós que somos mais complexos (Rm 1:20-22)... e que finalmente que este Deus INTELIGENTE e CRIADOR é também onipotente (IS 43.13), ou seja, pode todas as coisas.
       A cerca do agnosticismo perguntei ao jovem se neste sistema não tem a seguinte máxima ou proposição:

Não existe verdade absoluta tudo tem passar pelo crivo da dúvida

       E o jovem disse sim, respondi então pois comece a duvidar deste sistema de pensamento que você diz acreditar, pois ele se contradiz a si próprio em seu enunciado, senão existe verdade absoluta o próprio enunciado não é uma verdade absoluta.

10 comentários:

Conferencista Janio Marcos disse...

apaz profeta so benção Deus e fiel

Marcelo Oliveira disse...

A paz do Senhor! Janio!

Que o SENHOR te abençoe mais e mais!
(Nm 6.24-26)

Anônimo disse...

Relógio é um objeto mecânico. Seres humanos e a vida na terra são biológicos. A teoria do big bang foi formulada da seguinte forma: Sabendo que o universo está em movimento, se expandindo cada vez mais e para todas as direções (isto foi comprovado cientificamente atraves dos estudos dos movimentos (afastamento) das galaxias), supõe-se que, imaginando que a espansão do universo fosse um filme, onde com o passar do filme vemos o universso se expandir, se voltassemos a "fita" do filme, veriamos o memso se comprimir, até todo o universo se encontrar em um ponto em comum. A teoria, apesar de complexa até mjesmo aos meu olhos, diz ainda que no começo ouve um explosão onde foi "lançada" apenas energia. Sabendo que E=mc² (energia é igual a matéria vezes a velocidade da luz ao quadrado) e sabendo tambem que com bilhões de anos da existencia do universso fizeram está energia "enfriar" e se solidificar, supões que tudo era hidrogenio no começo. Milhares de átomos de hidrogenio. Conforme os anos (bilhares, claro) iam passando, os atomos iam ganhando massa e se transformando em outros. Tendo uma base em quimica todos sabem que atomos fazem ligações, gerando moléculas e etc...

Não vou continuar o processo evolutivo, pois não venho aqui fazer apologia a descrença ou crença de nada. Muito menos defender uma ideia. Só venho explicar o que me faz duvidar (duvidar sim, está é a palavra)da existencia de um Deus qualquer, tendo em vista dos milhares de deuses que já existiram na humanidade. Deuses egipicios, gregos, incas, etc... Cujo povo acreditava segamente na existencia dos mesmo e hoje "sabemos" que tais deuses eram meras "fantasias".

Mas enfim, disse aqui o que disse pois eu sou o jovem agnóstico, amigo do Marcelo, tratado no texto. Admiro aqueles que crêem em Deus, pois estes tem um propósito de vida em comun: "Fazer o bem". E sei como é isso, pois já me senti assim um dia. Mas após "perder" minha crença, por mais que eu quise-se crer, não conseguia mais. E só eu sei como eu tentei. Mas não consigo crer em nada que não tenha lógica. E é essa a minha virtude, e é essa a minha maldição!!

Marcelo Oliveira disse...

Primeiramente gostaria de agradecer sua participação e também de tecer algumas considerações:

1- Quanto a analogia do relógio embora tratá-se de um sistema mecânico de "baixa complexidade" aceita-se
que tenha um CRIADOR INTELIGENTE ao comparar com sistema biológico de alta complexidade acredita-se
sem DUVIDAR que tudo isto seja obra do acaso e bilhões de anos de evolução!? Tudo explicado por um
conjunto de teorias científicas, que embora chamadas de científicas são apenas teorias;

2- A ciência constroí e reconstroi o seu conhecimento de acordo com sua percepção ou meios para explorar a
a natureza de sua época sendo assim já chegou chamar científico, por exemplo: que a terra é quadrada,
filósofos acreditar que o arque (origem) no fogo Heráclito, outros de em outros elementos (água, fogo, terra e até mesmo nos quatro elementos) o que mais tarde estes pensamentos foram substituídos ... por outras teorias ... que poderão ser substituídas também como é caso das teorias do Bing Bang e da evolução;

3- Que embora existem os que se chamam deuses existe apenas um Deus verdadeiro (Dt 6.4) e que para a fabricação de deuses falsos a própria bíblia explica:

Isais 44: 3-19

Não vos assombreis, nem temais; porventura desde então não vo-lo fiz ouvir, e não vo-lo anunciei? Porque vós sois as minhas testemunhas. Porventura há outro Deus fora de mim? Não, não há outra Rocha que eu conheça.
Todos os artífices de imagens de escultura são vaidade, e as suas coisas mais desejáveis são de nenhum préstimo; e suas próprias testemunhas, nada vêem nem entendem para que sejam envergonhados.
Quem forma um deus, e funde uma imagem de escultura, que é de nenhum préstimo?
Eis que todos os seus companheiros ficarão confundidos, pois os mesmos artífices não passam de homens; ajuntem-se todos, e levantem-se; assombrar-se-ão, e serão juntamente confundidos.
O ferreiro, com a tenaz, trabalha nas brasas, e o forma com martelos, e o lavra com a força do seu braço; ele tem fome e a sua força enfraquece, e não bebe água, e desfalece.
O carpinteiro estende a régua, desenha-o com uma linha, aplaina-o com a plaina, e traça-o com o compasso; e o faz à semelhança de um homem, segundo a forma de um homem, para ficar em casa.
Quando corta para si cedros, toma, também, o cipreste e o carvalho; assim escolhe dentre as árvores do bosque; planta um olmeiro, e a chuva o faz crescer.
Então serve ao homem para queimar; e toma deles, e se aquenta, e os acende, e coze o pão; também faz um deus, e se prostra diante dele; também fabrica uma imagem de escultura, e ajoelha-se diante dela.
Metade dele queima no fogo, com a outra metade prepara a carne para comer, assa-a e farta-se dela; também se aquenta, e diz: Ora já me aquentei, já vi o fogo.
Então do resto faz um deus, uma imagem de escultura; ajoelha-se diante dela, e se inclina, e roga-lhe, e diz: Livra-me, porquanto tu és o meu deus.
Nada sabem, nem entendem; porque tapou os olhos para que não vejam, e os seus corações para que não entendam.
E nenhum deles cai em si, e já não têm conhecimento nem entendimento para dizer: Metade queimei no fogo, e cozi pão sobre as suas brasas, assei sobre elas carne, e a comi; e faria eu do resto uma abominação? Ajoelhar-me-ei ao que saiu de uma árvore?
Este texto explica os deuses que você mencionou que são fantasias (gregos ,incas e etc.) que nada podem fazer.
Sua explicação sobre a teoria do Bing Bang seria os que os cientistas acreditam hoje e poderão mudar amanhã ...mais o que Deus fala através da Bíblia não muda (Gn 1 e 2; Is 40:6-8).

Ivanice Faria disse...

A PAZ DO SENHOR MEU IRMÃO! NOSSO AMIGO QUE SE DIZ AGNOSTICO ME DEIXA PERCEBER POR SUA POUCAS PALAVRAS QUE SUA FÉ FOI ABALADA E SUA ESPERANÇA ADORMECIDA, PORÉM O AMOR O TRARÁ DE VOLTA AO AUTOR DA CRIAÇÃO.
FIQUE NA PAZ DO SENHOR JESUS!

Marcelo Oliveira disse...

Paz do Senhor! Irmã Ivanice!
Estou feliz pelo seu comentário...vamos orar para que o SENHOR possa dissipar as dúvidas que o afastam do evangelho e venha se alegrar com as promessas do SENHOR (1 Co 2.9).

Bia disse...

Eu tenho um jeitinho pra falar coma ateus, já conheci um agnóstico uma vez, mas convivo mais é com ateus. São pontos de vista diferentes sobre uma mesma realidade, acho as conversas enriquecedoras e Deus sempre nos dá sabedoria para falar algo que descontrua as questões deles. Paz Marceloooo!!

Bia- Deus e a Menina

Marcelo Oliveira disse...

Paz do Senhor! Bia!

Obrigado por sua visita ... falar com ateus ou agnósticos não é uma tarefa fácil ... mas o SENHOR nos da graça!
Que Deus te abençoe mais e mais!

Anônimo disse...

A Paz do Senhor, irmão Marcelo. Realmente não é fácil explicar ou convencer um ateu ou agnóstico; mas você se saiu muito bem. Parabéns. Que Jesus te dê mais e mais sabedoria e conhecimento para ensinar e anunciar a Verdade; e o Espírito Santo será contigo e convencerá os incrédulos Jo 16.8. Amém.

Marcelo Oliveira disse...

A Paz do Senhor! Irmão Milton!

Obrigado por sua visita e pelas palavras de incentivo que o SENHOR o abençoe mais e mais! E que derrame sobre nossas vidas entendimento e ousadia para anunciar o evangelho.