Algumas pessoas pensam que carpe diem seria apenas um perfume do boticário (risos), mas na verdade este produto propaga uma forma de viver a vida, que podemos entender melhor conhecendo o seu significado original.
Carpe diem é uma expressão originária do latim que significa aproveite o dia ou colha o dia, segundo este modo de pensar devemos aproveitar ao máximo a vida buscando o prazer individual imediato (hedonismo).
Muitos hoje estão vivendo segundo esta maneira de pensar, principalmente jovens que estão procurando "curtir" a vida, porém este tipo de conduta não é exclusiva dos nossos dias. Nos dias do apóstolo Paulo as pessoas viviam segundo este proceder também e diziam: "Comamos e bebamos que amanhã morreremos" (1 Co 15.32). Mas como nós como cristãos devemos proceder?
O apóstolo Paulo combateu este tipo de filosofia ou modo de viver a vida (1 Co 15.33) ele disse: "Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens”, (1 Co 15.19). Paulo padeceu muito por pregar o evangelho a ponto de ser jogado as bestas em Éfeso. (1 Co 15.33) Se sua esperança estivesse somente nesta vida ele iria aproveitar a vida ou "curtir" a vida, mas a esperança do cristão é que ainda que morramos iremos ressuscitar (Jo 5.28-29, 1 Co 15.12-19), porém se estivermos vivos na segunda vinda de Jesus Cristo iremos ser arrebatados ainda vivos (1 Ts 4.17).
Portanto, não façamos como muitos que não têm esperança vivendo o carpe diem (Fp 3.19), mas façamos como o apóstolo Paulo (Fp 3.17) prossigamos para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus (Fp 3.14). Sabendo que o melhor para nós ainda estar no porvir. (1 Co 2.9, Fp 3.20-21)
7 comentários:
muito bom amado
Paz do SENHOR! Marcelo!
Agradeço sua visita e comentário!
benção!
DEUS O ABENÇOE CADA DIA MAIS IRMÃO, A ESPERANÇA VIVE!!!!! ETERNAMENTE!
benção!
DEUS O ABENÇOE CADA DIA MAIS IRMÃO, A ESPERANÇA VIVE!!!!! ETERNAMENTE!
Paz do SENHOR! Irmão Marcel!
Que SENHOR continue abençoando o irmão também! E nos alegremos na esperança de glorificarmos eternamente nosso SENHOR e criador!
Caro Marcelo Oliveira, a paz do Senhor.
Parabéns pelo excelente Post.
"Então, vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve."(Ml.3.18)
Mesmo antes de Paulo, as Escrituras nos revelam esse tipo de comportamento. Noé teve que enfeitar as afrontas de uma geração perversa, e se fôssemos falar de Sodoma... Etc. Não teria espaço suficiente.
Fraternalmente.
Francivaldo Jacinto.
Solascriptura-pb.blogspot.com
Paz do SENHOR! Irmão Francivaldo!
Agradeço sua visita e comentário! Realmente a Bíblia relata muitos outros exemplos de povos que viviam de qual maneira ... mas sabemos que somente os que fazem a vontade de Deus permanece para sempre. (1Jo 2.17)
Postar um comentário