Related Posts with Thumbnails
Mauá -São Paulo- Brasil -
Neste blog o irmão e/ou amigo internauta irá encontrar textos, testemunhos e informações relacionadas ao evangelho. As informações e textos transmitidos são analisados tendo como base de autoridade a palavra de Deus que é um guia infalível para conduzir os servos do SENHOR neste mundo de trevas morais e espirituais. Exortando para que sejamos o "sal da terra" e "luz do mundo".

domingo, 4 de janeiro de 2009

Pregação do evangelho na atualidade. Parte 2



       Como será que foi a primeira pregação cristã? Para sabermos com detalhes basta lermos Atos: 2.14-41 nesta passagem encontramos o apóstolo Pedro, primeiro explicando a descida do Espírito Santo sobre a igreja como cumprimento da profecia de Joel, (2.28-32) depois citando Davi falando pelo Espírito Santo de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (Sl 16.8-11; 89.3-4; 132.11; 110.1 ) e finalmente exortando para que os presentes se arrependessem como resultado agregaram-se quase três mil almas (At 2.41).
       Como vemos a primeira pregação citava a Bíblia e seu cumprimento em Jesus, exortava os ouvintes a se arrependerem e se batizassem para receberem a promessa do batismo com o Espírito Santo (At 2.39). Depois era ensinado aos novos convertidos a doutrina, a comunhão e a perseverar em oração(At 2.42). Uma pregação cristocêntrica (Sola Christus) do começo ao fim.
       Atualmente prega-se em algumas igrejas a famigerada teologia da prosperidade. As igrejas adeptas desta teologia parecem uma concessionária vivem prometendo dar chaves de carros, outras parecem imobiliárias prometem chaves de casas e aptos. Tais igrejas manipulam as Escrituras para retirar contribuições dos clientes fiéi$ e construírem suntuosos templos muitas vezes em bairros abastados, seus dirigentes cada vez mais ricos e o povo em geral cada mais pobre, sobretudo, de conhecer a sã doutrina e a Cristo.
       Esta cada vez mais raro pregações com mensagens como: santificação, regeneração, justificação, arrependimento, batismo com Espírito Santo e arrebatamento da igreja. Já tem algum tempo que não prega-se: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus (Jo 3.16-18). O que estão pregando é o que povo quer ouvir e isto em voz alta: bênçãos materiais e vitórias financeiras, cura interior, "profecias" como: " você vai ganhar um ovo de chocolate na Páscoa ou presente no seu aniversário" (profetadas em geral).
       Estas pregações estão levando as igrejas em geral uma multidão de pessoas interesseiras que querem receber bênçãos, mas não querem o Deus da bênção. Infelizmente, algumas igrejas sadias têm deixado-se atrair por enganos desta dita teologia da "prosperidade" que só empobrece o evangelho.
       Por este cenário triste o evangelho genuíno tem sido blasfemado. Recentemente fazendo uma pesquisa na internet encontrei um zombador do evangelho (2 Pe 2.2; 3.3) oferecendo um "curso de pastor" free e oferecia a seguintes vantagens ou compensações para os candidatos a "pastor":

       "Agora pense comigo irmão:

       * Você já viu algum pastor andando a pé?
       * Um pastor é querido por todos.
       * Agora todos terão respeito com você, até mesmo os traficantes da região.
       * Já viu algum pastor solteiro? Isso mesmo agora você vai conseguir a tão sonhada esposa.
       Prosperidade financeira e status social é tudo que você sonhou? Não perca mais tempo. Chega de ser a chacóta de sua família, pois agora chegou sua vez!!!"(sic)


       Ás vezes perguntamos onde esta o evangelho transmitido por Cristo, os apóstolos e reformadores da igreja? Felizmente ele tem sido pregado ainda por poucos que precisam continuarem serem encorajados para continuarem a falarem a verdade bíblica. (Jo 8.32,36; 17.17)

       Continua ...

2 comentários:

Anchieta Campos disse...

Caro irmão Marcelo, a paz do Senhor.

Obrigado pelas palavras no meu blog, bem como por suas visitas no ano de 2008. Espero contar com o seu valoroso apoio também neste ano de 2009.

Seu blog está muito bom, o qual adicionei em minha lista de indicações.

Forte abraço.

Anchieta Campos

Marcelo Oliveira disse...

Paz do Senhor! Irmão Anchieta!

Agradeço sua visita e estou feliz de fazer parte de sua lista de indicações. Neste ano de 2009 será um ano de crescimento da blogosfera cristã e da nossa fé em Cristo. Pode continuar contando com nosso humilde blog.

Forte abraço.