Related Posts with Thumbnails
Mauá -São Paulo- Brasil -
Neste blog o irmão e/ou amigo internauta irá encontrar textos, testemunhos e informações relacionadas ao evangelho. As informações e textos transmitidos são analisados tendo como base de autoridade a palavra de Deus que é um guia infalível para conduzir os servos do SENHOR neste mundo de trevas morais e espirituais. Exortando para que sejamos o "sal da terra" e "luz do mundo".

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

A pregação do evangelho na atualidade



      Recentemente assisti a um filme muito interessante chamado: Lutero que me fez refletir um pouco sobre a pregação do evangelho em nossos dias. O contexto do filme é a Reforma Protestante (1517) relata a corrupção moral e espiritual da igreja nos dias de Lutero, que o fez formular as famosas 95 teses.
      Na idade média e inicio da idade moderna, a igreja havia se esquecido de pregar o evangelho genuíno. Vendia indulgência (perdão de pecados), praticava simonia (tráfico de artigos religiosos), praticava a venda de cargos religiosos, ameaçava os que questionassem tais práticas mediante o tribunal da Inquisição com a excomunhão, aplicava castigos cruéis para as consideradas "heresias" (Vide os casos de Galileu Galilei e Giordano Bruno), condenava os considerados hereges à fogueira (morte física) e ao "inferno" (morte espiritual). A Bíblia estava em latim e monopolizada em conventos, monastérios e bibliotecas mantidos pela igreja.
      Lutero protegido pela nobreza alemã atacou veemente a corrupção moral e espiritual, buscando uma reforma que reaproximasse a igreja do evangelho bíblico, o que não foi aceito pelo papa Leão X que o excomungou da igreja. Lutero viu se forçado a formar uma nova igreja (Luterana) na atual Alemanha, influenciou a formação de outras igrejas em outros países por pessoas, que como ele combatiam os desvios da sã doutrinas das escrituras realizados pela igreja Católica.
      Lutero e outros reformadores (Calvino e John Knox) foram responsáveis pela formação de outras igrejas cristãs mais comprometidas com o evangelho. Disseminação da Bíblia nos idiomas nacionais e defenderam os famosos princípios da Reforma Protestante. Os chamados cinco solas: sola fide (somente a fé), sola scriptura (somente a Escritura),solus Christus (somente Cristo), sola gratia (somente a graça) e soli Deo gloria (glória somente a Deus).
      Em nossos dias há uma grande quantidade de igrejas oriundas da reforma apenas, algumas têm procurado zelar pelo evangelho. Esta ocorrendo no meio evangélico desvios grotescos da sã doutrina exemplos são: volta da simonia venda de objetos que supostamente são oriundos da terra santa, idolatria geográfica, idolatria a pregadores, animadores de auditórios que se dizem ungidos pregando heresias e não querendo serem questionados , disseminação de pregações e canções antropocêntricas (auto-ajuda), cargos de direção sendo ocupados por mercadores da fé, uso de amuletos para promoverem curas (rosas, toalhas, copos com água) e etc. O que faria Cristo se visitasse uma igreja com tais práticas ? (Jo 2.13-2.17) O que diria o Apóstolo Paulo do evangelho pregado na atualidade ?(Gl 1.6-9) e Lutero e os reformadores (lembre dos cinco solas)?
      Tempos difíceis o que estamos vivendo (2 Tm 3.1-5) esta atingindo até mesmo as igrejas que procuram zelar pelo genuíno evangelho (2 Pe 2.1-3). Nestes tempos temos que procurar voltar a perguntar pelas veredas antigas (Jr 6.16). A pregar o evangelho como ele é: anunciar a Jesus e seus ensinamentos (Mt 28.19-20). Mostrando que não há outro caminho para humanidade (Pv 16.25; Jo 14.6). Tempo de procuramos um verdadeiro avivamento baseado no compromisso com a palavra de Deus e com o Deus da palavra (Hc 3.2, Jd 3).

      Continua ...

Leia também: Os tipos de crentes antigamente e os atuais

4 comentários:

Anônimo disse...

É verdade... hoje em dia tem de tudo, às vezes fico até embaraçada diante de ímpios quando me questionam sobre esses atos feitos por seitas evangélicas "em nome de Jesus". Mas logo Jesus voltará e vai ajeitar tudo isso. Be blessed! Feliz 2009!

Bia - Deus e a Menina

Marcelo Oliveira disse...

Graça e paz! Bia!

Logo depois que escrevi este post vi na internet um destes zombadores do evangelho oferecendo um "curso de pastor" ridicularizando o evangelho. Tudo isso devido ao joio que tem crescido no meio da igreja.(Mt 13.24-30). O que me motivou a escrever um novo post sobre este assunto. Um 2009 SUPER ABENÇOADO pra você também!!!

Semeador disse...

Com certeza devemos postar não só 95 teses, mais 100 para acabar com esses escandalos e ensinos de enganos que se proliferam no nosso meio.

Marcelo Oliveira disse...

Caro, Diego!

Realmente precisamos orar e manifestar nossa insatisfação com estes escandâ-los e desvios da sã doutrina em nosso meio (Jd 3)