Related Posts with Thumbnails
Mauá -São Paulo- Brasil -
Neste blog o irmão e/ou amigo internauta irá encontrar textos, testemunhos e informações relacionadas ao evangelho. As informações e textos transmitidos são analisados tendo como base de autoridade a palavra de Deus que é um guia infalível para conduzir os servos do SENHOR neste mundo de trevas morais e espirituais. Exortando para que sejamos o "sal da terra" e "luz do mundo".

sábado, 24 de janeiro de 2009

Uma palavra aos jovens



Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra. Com todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos.
Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.
Bendito és tu, ó SENHOR; ensina-me os teus estatutos.
Com os meus lábios declarei todos os juízos da tua boca.
Folguei tanto no caminho dos teus testemunhos, como em todas as
riquezas.
Meditarei nos teus preceitos, e terei respeito aos teus caminhos.
Recrear-me-ei nos teus estatutos; não me esquecerei da tua palavra.

       Sl 119.9 -15

       Muitos jovens buscam resolver seus problemas à sua maneira ouvem conselhos apenas de seus "amigos" e ignoram o que seus pais, lideres e pastores os aconselham. Mas como deve agir o jovem cristão para purificar o seu caminho? O salmista responde: observando segundo a sua palavra.
       A Bíblia é a palavra de Deus a qual temos que observar. Paulo disse aos Romanos: "Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança." Nos tempos bíblicos havia muitos jovens com diferentes problemas e dificuldades, mas conseguiram vencer os desafios da mocidade constituindo um exemplo para nós. Jovens como: José, Samuel, Davi, Ester, Daniel, João Marcos e Timóteo.
       Vamos tirar algumas preciosas lições de acontecimentos relatados na vida de um destes jovens que mencionamos o jovem: Davi.

       Quem era o Jovem Davi? Davi era o filho caçula, desprezado pelos seus outros irmãos e por seu próprio pai (1 Sm 16.5-13). Contudo, era um jovem de valor obediente ao seu pai, fiel ao Senhor um jovem segundo o coração de Deus e, sobretudo, corajoso.
       Vamos meditar em uma breve passagem na vida de Davi e procurar aprender algumas lições:

       Porém Saul disse a Davi: Contra este filisteu não poderás ir para pelejar com ele; pois tu ainda és moço, e ele homem de guerra desde a sua mocidade.
       Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai ; e quando vinha um leão e um urso, e tomava uma ovelha do rebanho,Eu saia após ele e o feria, e livrava-a da sua boca; e, quando ele se levantava contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria e o matava.
       Assim feria o teu servo o leão, como o urso; assim será este incurciso filisteu como um deles; porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo.

       I Sm 17.33-36.

       Contexto desta passagem

       Israel era zombado por um gigante inimigo: o filisteu Golias que pedia que se apresenta-se um homem para lutar com ele. Ninguém em Israel tinha coragem de enfrentar o gigante. O único que se apresentou foi o jovem Davi. O rei Saul desacreditava da capacidade de Davi por ser jovem e disse a Davi: “tu ainda és moço e Golias um veterano de Guerra”. Porém, Davi disse para Saul que cuidava das ovelhas de seu pai, ou seja, era obediente ao seu pai e ficava no lugar onde seu pai o colocou-o. Davi disse também que defendia as ovelhas de inimigos poderosos e fortes como: o urso e o leão (v.34).

       Lições

       Davi disse para Saul que já havia matado o urso o que representa matar o urso? O urso significa a carne: o pecado. Davi disse para o rei que já havia matado o desejo de sua carne.
       Davi também disse que matou o leão. O que representa a figura do Leão? O que governa com autoridade. Davi estava dizendo que governava a sua própria vida e exterminaria o inimigo por completo.
      Quanto a matar ou derrubar o gigante Davi estava convicto que o derrrubaria porque era obediente e fiel ao Senhor e a sua palavra. Derrubar o gigante representa derrubar os gigantes que tentam nos tirar da presença de Deus como: a desobediência a palavra de Deus, a fornicação, a mentira, lascívia, inveja, más companhias e etc.

       Em suma, a lição de Davi para nós é que mesmo sendo moço ainda matava os desejos da sua carne e do pecado. Sabia governar a sua própria vida e enfrentava gigantes. Façamos como Davi sejamos obedientes aos nossos pais, lideres e pastores (Ef 6.1-2, Hb 13.17). Enfretemos os gigantes que querem nos tirar da presença de Deus observando sua palavra, pois o Senhor conta conosco para sermos os futuros obreiros, evangelistas e pastores na casa do Senhor.


5 comentários:

Debora Zibordi disse...

A paz do Senhor, irmão Marcelo!
Um de meus personagens bíblicos favoritos é Davi. Quão admirável caráter tinha este rei, ele foi servo, adorador e guerreiro.
Que todos os jovens possam ser como Davi, o servo segundo o coração de Deus!
Maravilhoso texto, irmão! Parabéns!
DEUS TE ABENÇOE E ILUMINE

Marcelo Oliveira disse...

Cara irmã Debora, a paz do Senhor!

Eu também gosto muito do jovem Davi é um exemplo para nós realmente. Agradeço sua visita e seu comentário!

Que o Senhor te abençoe mais e mais!

PALAVRA VIVA E EFICAZ disse...

Quero dizer aos leitores e ao amado desse blog, queridos, IDOLATRIA CRITÃ tem se espalhado nas Igrejas há muito tempo, é pastor poderoso pra lá e cantor perfeito pra lá, isso não é novidade, o problema é que comentar mal testemunho por isso, já sem graça nenhuma. Amados vamos falar e incentivar o POVO de DEUS a dar Glória somente a Jesus e não a pregadores, doutores , e afins.

Gabriel disse...

Ótima a palavra que o irmão trouxe, falou muito ao meu coração, mas é necessário lembrar que Davi adulterou e foi um pecador como nós, isso não quer dizer que podemos aprender com a vida de Davi, podemos aprender e muito, mas como a irmã Debora disse "Que todos jovens possam ser como Davi" , discordo Todos nós devemos ser como Jesus. Fiquem na paz amados!

Ademolson disse...

A paz Marcelo .muito útil sua mensagem .que Cristo Jesus te abençoe